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A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lança, esta segunda-feira, uma campanha nacional contra a fraude nos pagamentos, que tem como mote 'Não passes cartão à fraude'.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a APB explica que a "iniciativa pretende alertar a população para os riscos crescentes da fraude online, promovendo práticas seguras no uso da banca digital".
"A iniciativa pretende educar os diferentes públicos sobre os principais tipos de fraude nos pagamentos, com destaque para o phishing, o spoofing e a usurpação de identidade (impersonation). Para tal, serão utilizados exemplos reais e próximos da experiência quotidiana de jovens e idosos", pode ler-se na mesma nota.
"Campanha é um passo fundamental para reforçar a literacia digital e financeira"
O objetivo da campanha, que estará presente na televisão, rádio, imprensa e meios digitais, incluindo redes sociais, é "promover comportamentos seguros e conscientes na utilização da banca digital, incentivando práticas simples de prevenção, como verificar links antes de clicar, não partilhar dados pessoais ou bancários e validar contactos".
"O setor bancário tem investido fortemente em tecnologias de proteção e em medidas de segurança que fazem de Portugal um dos países mais seguros na utilização de meios de pagamento. Mas sabemos que a fraude evolui e se reinventa constantemente. Por isso, esta campanha é um passo fundamental para reforçar a literacia digital e financeira da população e para lembrar que todos temos um papel a desempenhar na prevenção. Não passar cartão à fraude é proteger não só o nosso dinheiro, mas também a confiança no sistema financeiro", considera Vítor Bento, presidente da APB, citado na mesma nota.
Campanha destina-se a três grupos
A APB explica ainda que a campanha "dirige-se em particular a três grupos: jovens entre os 14 e os 24 anos, nativos digitais expostos ao comércio eletrónico, redes sociais e aplicações de pagamento; millennials, dos 24 aos 40 anos, que são utilizadores intensivos do digital que valorizam conveniência, mas têm preocupações crescentes com a segurança; e idosos com mais de 65 anos, que enfrentam maiores dificuldades de literacia digital".
"Esta campanha será veiculada em todas as plataformas da APB e da generalidade dos Bancos Associados, o que representa mais um passo no esforço conjunto do setor bancário para reforçar a segurança dos clientes e promover a literacia digital e financeira da população", é ainda referido na mesma nota divulgada.
As três fraudes mais frequentes nos pagamentos
O Banco de Portugal (BdP) revelou que a taxa de fraude nos pagamentos eletrónicos manteve-se reduzida, em 2024, apesar de ter registado um ligeiro aumento. Quais são as fraudes mais comuns?
- envio de SMS, mensagens em aplicações de chat como o WhatsApp e chamadas telefónicas com ofertas de emprego ou investimentos de elevado retorno;
- emissão de ordens de pagamento em favor do infrator – normalmente através de comunicações em nome do banco da vítima. Este tipo de fraude materializa-se habitualmente na sequência de malware instalado nos dispositivos das vítimas;
- pagamentos urgentes de serviços, através da geração de referências de pagamento fraudulentas, técnica que cresceu após a diminuição da fraude “Olá pai, olá mãe”.