- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,726
- Gostos Recebidos
- 1,126

Um homem de 38 anos foi detido, no passado dia 12 de setembro, por suspeitas dos crimes de roubo qualificado, sequestro e posse de arma proibida após sequestrar outro homem, de 69 anos, e ir às compras com os seus bens, no concelho de Vila Nova de Gaia.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que recebeu uma "denúncia que dava conta de um suspeito que se encontrava a efetuar compras num estabelecimento comercial" com "uma faca de grandes dimensões", na freguesia de Canelas.
Já no local, os militares abordaram o suspeito e, após realizarem uma "revista pessoal de segurança", apuraram que "tinha na sua posse uma arma branca", o que levou à sua detenção por posse de arma proibida.
Depois, "foi possível verificar que o suspeito" tinha na sua posse "cartões multibanco, um telemóvel e um veículo registado" em nome de terceiros, além de "artigos recentemente adquiridos, avaliados em 1.103,10 euros.
Uma vez que o suspeito tinha "antecedentes criminais por ilícitos contra o património", a GNR decidiu realizar "diligências de investigação para apurar a proveniência dos bens".
"As diligências policiais permitiram concluir que o suspeito tinha criado uma conta falsa em redes sociais, com o objetivo de atrair a vítima, um homem de 69 anos, tendo-a ameaçado com recurso a uma arma branca", explicou a autoridade em comunicado.
Após atrair o homem, o suspeito coagiu-o "a entregar os seus cartões bancários, o telemóvel, 140 euros em numerário e a viatura" e manteve-o sequestrado na sua habitação "enquanto cometia o ilícito".
O suspeito, que já estava "referenciado por diversos crimes contra o património, nomeadamente furtos e roubos" e foi "condenado a várias penas de prisão por ilícitos da mesma natureza", ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva após ser presente ao Tribunal Judicial do Porto.
IN:NM