- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,828
- Gostos Recebidos
- 1,128

Juntar vinagre de maçã à água ajuda a perder peso? Um estudo publicado em 2024 mostrava que este poderia ser um truque eficaz. Contudo, um ano depois de ter sido lançado, a investigação foi retirada. Desta forma, este ingrediente pode até nem ser assim tão benéfico para emagrecer como se pensava.
O que dizia o estudo sobre o vinagre
A investigação original foi publicada no jornal BMJ Nutrition, Prevention & Health. Concluiu que pessoas que bebiam água com vinagre de maçã acabavam por ter taxas metabólicas mais elevadas.
Contudo, um ano mais tarde, a publicação revelou falhas no estudo e acabou por retirá-lo. O estudo original acompanhou 120 pessoas com excesso de peso entre os 12 e os 25 anos. Mostram que o vinagre poderia ser tão eficaz como alguns dos medicamentos da moda.
A reviravolta: Afinal, o vinagre não ajuda a emagrecer? Os erros do estudo
O BMJ Group revelou que encaminhou o artigo para um grupo independente para avaliar os dados. Aqui foram mostradas algumas irregularidades e que os dados precisavam de uma análise mais profunda.
"Os dados são muito pouco confiáveis. Estão realmente a tentar chamar a atenção para um erro que cometeram ao publicar o estudo e dar uma boa explicação sobre o porquê disso ter acontecido", revelou o cientista Gideon Meyerowitz-Katz.
Um porta-voz do BMJ Group disse à ABC que retirar o artigo fazia parte da sua política e uma forma de promover a transparência e a integridade de todo o processo científico. "Acreditamos que esta abordagem tem um impacto positivo e pode ajudar a fortalecer a confiança do público na ciência."
Cautela em relação aos estudos
A investigadora Evangeline Mantzioris revelou que o estudo tinha alguns problemas e que não ficou surpreendida com a retirada do mesmo por parte do grupo. "Isto mostra que a ciência pode ser alterada por revisões contínuas, mesmo depois da sua publicação."
Quanto aos benefícios deste vinagre, diz que são limitados e que pode até "não ser muito diferente que outros vinagres". “Vale a pena ter cautela até mesmo com um estudo publicado, porque isso mostra claramente que às vezes eles podem ser problemáticos", continua.
IN:NM